Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

sábado, 14 de agosto de 2010

Para Sempre, AQUÍ SE BRINCA

...
Atenção escolas que praticam e valorizam a prática do Brincar, já estão aberta as inscrições do Programa pelo Direito da Criança.
.

Este Splat (brinquedo especialmente desenvolvido por OMO), foi um dos prêmios contemplados pela nossa escola, devido à premiação do concurso de 2009.
.
O que é?
.
O Programa pelo Direito de Ser Criança é uma ação realizada a partir da parceria entre a marca OMO (Unilever) e o Instituto Sidarta, que reconhecem e premiam instituições de ensino que valorizam a importância do brincar e do aprender pela experiência em suas práticas escolares. Vale ressaltar que o Programa reconhece iniciativas relativas ao brincar e ao aprender pela experiência que valorizem a simplicidade e a ação da criança, independentemente de recursos materiais aplicados.
Quem pode participar?

O Programa pelo Direito de Ser Criança é destinado aos profissionais de educação das escolas da rede pública e privada de todo o Brasil, que atuam com crianças do Ensino Infantil e/ou do ciclo I do Ensino Fundamental.

A premiação vai contemplar duas categorias:




Selo Aqui se Brinca

Categoria destinada às escolas do Ensino Infantil


Selo Aqui se Aprende pela Experiência

Categoria destinada às escolas do Ensino Fundamental I

Ambas serão avaliadas por uma comissão de especialistas em educação que serão responsáveis pela seleção e análise de todas as escolas a partir de critérios previamente estabelecidos a partir do programa avaliativo, responsável pela geração de um referencial teórico e de indicadores das escolas acerca do brincar e do aprender pela experiência. O critério de avaliação será estabelecido mediante os cinco pilares conceituais do Programa

Direito de brincar e de aprender através de brinquedos não estruturados
Valoriza o tempo e o espaço do brincar na escola, a criança como sujeito desse brincar e a utilização de materiais de baixo custo, simples e essenciais.

Direito de aprender pela experiência
Valoriza a experiência individual e subjetiva, bem como a criança como sujeito de seu aprendizado.

Direito de estar em contato com a natureza
Valoriza o contato dos alunos com a natureza e seus elementos.

Direito de experimentar o cuidado com o planeta e com a sociedade
Valoriza a escola que adote práticas sustentáveis e socialmente responsáveis gerando posturas reflexivas entre os alunos.

Direito de vivenciar a cultura local
Valoriza a escola que reconheça a cultura local de seus alunos e da região onde está inserida, destacando seus aspectos comunitários, festivos e de participação comunitária e familiar dentro da realidade e espaços escolares.

Premiação

No total, são 18 prêmios por categoria, elaborados especialmente para potencializar o brincar proposto, como Parques Modulares que buscam potencializar a interação e autonomia das crianças. Os parques são feitos com materiais sustentáveis e com a observação de todas as normas de segurança.

Além disso, cada uma das três primeiras colocadas de cada categoria poderão indicar uma segunda escola para receber um prêmio idêntico ao entregue aos vencedores..

Confiram um vídeo de divulgação do selo.




.
Momento da premiação de 2009
.

Para sempre

Aqui se Brinca !!!!

Um comentário:

  1. Olá!

    Venho parabenizá-la pelo blog e agradecer po compartilhar!

    Gostaria de saber, a bibliografia da citação Para melhor conhecer a criança é preciso aprender a vê-la. Observá-la enquanto brinca: o brilho dos olhos, a mudança de expressão do rosto, a movimentação do corpo. Estar atento à maneira como desenha o seu espaço, aprender a ler a maneira como escreve sua história.(MOREIRA apud MORAES DIAS, 2003, p. 237)

    Caso tenha interesse, visite meu blog:
    http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com/

    Bom final de semana!
    beijos

    ResponderExcluir