Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

terça-feira, 13 de julho de 2010

ENCERRAMENTO DO PRIMEIRO SEMESTRE!!

Festas são muito bem-vindas na nossa escola, principalmente quando se tem o propósito de termos mais um momento de diversão. E neste caso, foi também uma forma bem interessante de encerrarmos o primeiro semestre!!!

PICT0294

Antes de organizarmos o recreio caipira, fizemos uma reflexão quanto ao desrespeito à liberdade religiosa... Dos 11 feriados nacionais, cinco têm origem no catolicismo (Páscoa, Corpus Christi, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal). As escolas que seguem essa religião lembram as datas. O problema é que as escolas públicas também. Segundo a Constituição da República, o Brasil é um Estado laico, ou seja, sem religião oficial e, uma escola inclusiva como a nossa não esquece que os filhos dos 15% de evangélicos e dos 12% de seguidores de outros cultos ou não pertencentes a um deles também estão na sala de aula, certo? Definitivamente, como nossa escola não é um local de culto religioso reservamos um espaço especial e muito cultural às festas juninas... As festas juninas hoje no Brasil já podem ser consideradas um caso à parte quando relacionadas às outras datas comemorativoas: elas se tornaram uma instituição e perderam o vínculo religioso. O enfoque folclórico, resgatando alguns hábitos e brincadeiras e a culinária do homem do campo, torna-as mais democráticas a cada ano.

Tem de ter festa!

Ninguém é contra festas, desde que elas sejam para recreação pura e simples ou uma maneira de socializar o aprendizado. As do primeiro tipo podem envolver todos e ser muito divertidas, desde que não ocupem o tempo de sala de aula na organização.

PICT0284

Entenda como se originaram as tradições juninas brasileiras:

Provavelmente se têm claro que a tradição de homenagear os três santos católicos foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses. Mas será que todo o simbolismo ligado às datas tem fundo religioso? Qual o significado de acender fogueiras e fazer adivinhações? E as comidas, são as mesmas em todos as regiões do Brasil? As danças e os trajes também se repetem?

Saiba que:

  • em 21 de junho três dias antes do aniversário de nascimento de São João Batista – começa o verão no hemisfério norte. Esse dia é o mais longo do ano na metade do globo localizada acima da linha do equador. Esse fenômeno, conhecido como solstício de verão, era comemorado por povos ancestrais muito antes do surgimento das divindades cristãs. Rituais ligados à fertilidade do solo e à fartura das colheitas marcavam o evento. Nessas celebrações, acendiam-se fogueiras com o intuito de livrar as plantações dos maus espíritos. No século IV, a Igreja Católica adaptou esses costumes e passou a homenagear São João na Espanha, na França, na Itália e em Portugal. No século XIII, o dia 13 de junho passou a ser dedicado a Santo Antônio e o dia 29, a São Pedro. Trazido para o Brasil, o culto aos santos incorporou a dança;
  • a quadrilha é uma invenção inglesa do século XIII, aperfeiçoada pelos franceses e introduzida no Brasil pela corte de dom João VI nos anos 1800;
  • no sentido de vir do campo, o evento ficou associado, no imaginário geral do brasileiro, ao caipira, habitante do interior paulista e de parte de Minas Gerais e Goiás. Essa figura é retratada na ficção literária por Jeca Tatu, personagem de Monteiro Lobato imortalizado no cinema por Mazzaropi.

GALERIA:

PICT0291

PICT0295

100_3590

PICT0306

100_3639

Exibir meninas arretadas

Exibir Em família

Imagem 019

Exibir Agora os meninos!!!

Exibir FESTA

O INFANTIL “I” TODO PROSA!!!!

100_3638

Exibir Que lindos

PICT0116

PICT0123

Pessoal animado!!!!!!

Exibir Pula fogueira

PICT0261

Exibir Que casal mais alinhado

EQUIPE ARRETADA!!!!

Exibir EQUIPE

PICT0258

Exibir TCHAU!!!

Confiram um vídeo:

ATÉ O PRÓXIMO SEMESTRE!!!!!!

REINICIAREMOS DIA 26 DE JULHO!!!

5 comentários:

  1. AMEI pessoal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    A Ivonne é 100000!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. MICHELE E LURDES... PROXIMA DUPLA A SE APRESENTAR NO PDM..

    AMO MUITO TUDO ISSO.
    DÉBORA

    ResponderExcluir
  3. AMO ESTE BLOG, É MUITO INSTRUTIVO, INTELIGENTE E JÁ ME AUXILIOU MUITO! QUANDO PUDER ME FAÇA UMA VISITA, SERÁ UMA ALEGRIA RECEBÊ-LA!PARABÉNS PELO TRABALHO E PELA GENEROSIDADE EM COMPARTILHÁ-LO! BEIJOS
    www.patyzanata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. OLÁ MENINAS DA IVONE MUITO OBRIGADA POR TER NOS RECEBIDO TÃO BEM AÍ, VOCÊS SÃO MUITO ANIMADAS E DEIXARAM MINHA ALUNAS ENCANTADAS... FICOU UM GOSTINHO DE QUERO MAIS. BEIJOS PROFESSORA MARIA REGINA

    ResponderExcluir
  5. Meninas, nós que agradecemos pela oportunidade de compartilhar...Beijos e nosso espaço sempre estará aberto pra vocês, que serão sempre bem vindas!!!

    ResponderExcluir